quinta-feira, 17 de julho de 2014

Poemas da Morte dos Samurais


Hojo Ujimasa 1
1538-1590

Vento de outono da véspera,
soprar as nuvens que a massa
mais pura luz da lua
e as névoas que obscurecem a nossa mente,
não te varrer também.
Agora vamos desaparecer,
Bem, o que devemos pensar sobre isso?
Do céu viemos.
Agora podemos voltar novamente.
Isso é pelo menos um ponto de vista.


Minamoto Yorimasa 2
1104-1180

Como uma pedra podre
metade enterrada no chão -
minha vida, que
não tenha florescido, vem
a este triste fim.


Ota Dokan 3
1432-1486

Se eu não soubesse
que eu estava morto

Eu teria lamentado
minha perda de vidas.


Ouchi Yoshitaka 4
1507-1551

Tanto o vencedor
e os vencidos são
mas gotas do orvalho,
mas relâmpagos -
assim devemos encarar o mundo.


Shiaku Nyudo 5
d.1333

Retendo esta espada
Cortei vacuidade em dois;
No meio do grande incêndio,
um fluxo de brisa refrescante!


Takemata Hideshige 6
(Depois de ser derrotado por Shibata Katsuie)

Dever do Ashura
subjugar um homem como eu?
Vou nascer de novo
e então eu vou cortar a cabeça
distanciando  Katsuie ...


Tokugawa Ieyasu 7
1542-1616

Se alguém passa ou permanece é tudo a mesma coisa.
Que você pode ter ninguém com você é a única diferença.
Ah, quão agradável! Dois despertares e um sono.
Este sonho de um mundo em fuga! Os tons róseos de madrugada!


Toyotomi Hideyoshi 8
1536-1598

Minha vida
veio como o orvalho
desaparece como o orvalho.
Todos Naniwa
é o sonho após sonho.


Uesugi Kenshin 9
1530-1578

Mesmo uma prosperidade ao longo da vida é apenas um copo de saquê;
Uma vida de 49 anos é passado em um sonho;
Eu não sei o que é a vida, nem a morte.
Ano após ano, tudo, mas um sonho.
Tanto o Céu eo Inferno são deixados para trás;
Eu fico na madrugada de luar,
Livre de nuvens de apego.




1. Sadler O Criador do Japão moderno pg. 160-161
2. Pg Hoffmann japoneses Morte Poemas. 48
3. Ibid. pg. 52; Dokan tem a fama de ter proferido o seu poema de morte, mesmo quando ele estava sangrando em seu banho, vítima de um assassino.
4. Ibid. pg. 53
5. Suzuki Zen e Cultura Japonesa pg. 84
6. Pg Hoffmann japoneses Morte Poemas. 54
7. Sadler O Criador do Japão moderno pg. 324
8. Pg Berry Hideyoshi. 235
9. Suzuki Zen e Cultura Japonesa pg. 82

2 comentários: